Conheça: “Projeto Livrar” do Marechal

O movimento hip hop, desde sua origem nos guetos norte-americanos em meados dos anos 1970, foi uma transformadora fonte cultural para a juventude,sendo fundamental para a substituição da violência urbana por manifestações artísticas baseadas em quatro pilares: MC (Poesia), DJ (Música), Graffiti (Artes Visuais) e Break (Dança).

Nos anos 1990, o DJ Afrika Bambaataa – novaiorquino, considerado um pioneiro do hip hop – declarou a inclusão do Conhecimento como o quinto e mais importante pilar desta cultura.

Na busca constante pela disseminação de conhecimento em toda a sua extensão, o Projeto Livrar visa criar conexão entre a literatura e o jovem público de REP (Ritmo e Poesia), predisposto e interessado em informação de qualidade. Assim, desde maio de 2012, distribui livros de autores brasileiros em shows dos rappers cariocas MC Marechal e Sant, numa ação que vem se mostrando de grande incentivo à leitura, baseada no vínculo de confiança firmado entre os artistas e o público.

A partir do contato com autores independentes e editoras, e da coleta das obras, a distribuição acontece – preferencialmente – em cidades diferentes das quais residem os autores, de forma a cooperar com o diálogo da diversidade brasileira. 

Referências:

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *